ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO E DA VIABILIDADE ECONÔMICA DO PLANTIO DE MUDAS DE ÁRVORES EM TUBETES BIODEGRADÁVEIS

Autores

  • Andrea Cressoni De Conti FATEC - Capão Bonito
  • Raquel Cristina Silva dos Reis FATEC - Capão Bonito
  • Cláudio De Conti UNESP - Campus itapeva
  • Roberto Francisco Daniel Neto FATEC - Capão Bonito
  • Alysson Klebis Arantes Aluno de graduação do curso de Silvicultura, da FATEC - Capão Bonito.

Resumo

Com o esgotamento das reservas naturais de produtos não renováveis o desenvolvimento de produtos sustentáveis se faz necessário. O uso de tubetes biodegradáveis para produção de mudas possui diversas vantagens quando comparado aos tubetes convencionais de polietileno, dentre estas destacam-se: podem ser construídos com resíduos biodegradáveis descartáveis; por causa de sua constituição porosa eles podem reter água; as raízes das mudas não ficam impedidas de atravessarem suas paredes e se fixarem à terra na ocasião do plantio; eles são facilmente assimilados pelo meio ambiente, não havendo necessidade de separar a muda do recipiente para o plantio. O objetivo deste trabalho foi analisar o desenvolvimento de mudas das espécies Eucalyptus urophylla, Eucalyptus citriodora e Tabebuia chrypotricha, em dois tipos de tubetes, um confeccionado com fibras de coco e bagaço de cana e o convencional de polietileno, com o intuito de obter qual tubete proporciona o melhor desenvolvimento das mudas. Além disso, foi feito o levantamento do custo para todo o processo de desenvolvimento das mudas nos dois tipos de tubetes. Neste trabalho o crescimento das espécies plantadas e ou transplantadas foram acompanhados durante o período de sete semanas, todas as mudas receberam proporções iguais de substrato, luz solar e água. Após 45 dias, os tubetes biodegradáveis começaram a se desfazer, demonstrando que sua resistência mecânica após esse período diminuiu. Além disso, as mudas nos tubetes biodegradáveis tiveram um menor desenvolvimento em crescimento. O custo das mudas que se desenvolveram no tubete biodegradável apresentou-se 18% mais elevado que o custo no tubete de polietileno.

Biografia do Autor

Andrea Cressoni De Conti, FATEC - Capão Bonito

ANDREA CRESSONI DE CONTI É DOUTORA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) NA ÁREA DE ENGENHARIA MECÂNICA NA SUB ÁREA DE MATERIAIS, TRABALHANDO COM PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DA MADEIRA, BEM COMO PAINÉIS DE MADEIRA E SECAGEM DA MADEIRA. CONCLUIU O MESTRADO EM FISICA (IFT - UNESP) PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO EM 1995, É GRADUADO EM BACHARELADO EM FÍSICA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO E LICENCIADA EM MATEMÁTICA PELA UNINOVE. ATUALMENTE É PROFESSORA DA FATEC - CAMPUS DE CAPÃO BONITO E PROFESSORA VOLUNTARIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO. EM SEU CURRÍCULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZACAO DA PRODUCAO CIENTÍFICA, TECNOLOGICA E ARTISTICO-CULTURAL SAO: PROPRIEDADES FÍSICA E MECÂNICAS, SECAGEM, MADEIRA, PAINEL, EUCALYPTUS.

Raquel Cristina Silva dos Reis, FATEC - Capão Bonito

Aluna de graduação do curso de Silvicultura, da FATEC - Capão Bonito.

Cláudio De Conti, UNESP - Campus itapeva

CLAUDIO DE CONTI CONCLUIU O DOUTORADO EM FISICA (IFT) PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO EM 1999. CURSOU GRADUACAO EM FISICA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO E CURSA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA PELA UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ DESDE 2006. ATUALMENTE E PROFESSOR ASSISTENTE DOUTOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO. PUBLICOU 9 ARTIGOS EM PERIODICOS ESPECIALIZADOS E 21 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 1 SOFTWARE. PARTICIPOU DE 1 EVENTO NO EXTERIOR E 17 NO BRASIL. ORIENTOU 5 TRABALHOS DE INICIACAO CIENTIFICA NAS AREAS DE RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL, CIENCIA DA COMPUTACAO, FISICA E MATEMATICA. RECEBEU 2 PREMIOS E/OU HOMENAGENS. ENTRE 2004 E 2005 COORDENOU 3 PROJETOS DE PESQUISA. ATUALMENTE COORDENA 5 PROJETOS DE PESQUISA. ATUA NA AREA DE FISICA, COM ENFASE EM ESTRUTURA NUCLEAR. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 74 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTIFICOS. EM SEU CURRICULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZACAO DA PRODUCAO CIENTIFICA, TECNOLOGICA E ARTISTICO-CULTURAL SAO: METODO DOS ELEMENTOS FINITOS, QUANTUM HADRODYNAMICS, CHARGE-EXCHANGE RESONANCES, FOLDING MODEL, MADEIRA, ONE-BOSON-EXCHANGE MODELS, PROPRIEDADES MECANICAS, RANDOM PHASE APPROXIMATION, RELATIVISTIC MEAN FIELD THEORY E SCILAB.

Roberto Francisco Daniel Neto, FATEC - Capão Bonito

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis de Itapetininga - SP (2000). Atualmente é Professor de Contabilidade, Planejamento Financeiro Orçamentário e Sistemas de Informações Gerenciais pela ETEC Dr.Celso Charuri, onde leciona desde 2005; Professor de Contabilidade e Economia de Recursos Florestais pela FATEC Capão Bonito. É Contador, Consultor Administrativo e Diretor-Proprietário de Empresa de Pequeno Porte. Suas principais áreas de atuação estão relacionadas à Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

Downloads

Publicado

2013-05-15

Edição

Seção

Artigos