ESTUDOS DE CENÁRIOS PARA A OTIMIZAÇÃO DE TRÁFEGO EM SEMÁFOROS DE TRÊS TEMPOS:

UM ESTUDO DE CASO UMA CIDADE DE MÉDIO PORTE

Autores

  • Liane Mahlmann Kipper Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC
  • Barbara Ruanna Loebens Garcia Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC
  • André Luiz dos Santos Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC
  • Jusicleiton Santos Pereira Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC
  • Júlio César Padilha Kaufmann Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC
  • João Carlos Furtado Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC

Resumo

O crescimento simultâneo das cidades e do número de veículos impacta significativamente no sistema de tráfego urbano e como estratégia para minimizar esses efeitos, a gestão eficiente dos semáforos torna-se crucial no gerenciamento do tráfego e da mobilidade urbana. A adoção de sistemas de tráfego inteligente, como os semáforos inteligentes, se apresenta como uma ferramenta que tem potencial para a solução de problemas como congestionamentos, mas o uso de semáforos com tempos fixos também pode ser uma alternativa quando encontrado um cenário equilibrado de tempos de abertura e fechamento dos semáforos. O estudo apresenta uma série de simulações em um cruzamento de fluxo intenso na cidade de Santa Cruz do Sul (RS), onde os semáforos funcionam com a lógica de programação de três tempos. Os dados foram coletados in loco e em seguida tratados no software flexSim, com o objetivo de realizar uma análise de cenários em um cruzamento de vias de alto fluxo na cidade de Santa Cruz do Sul-RS visando dimensionar a melhor fluência de tráfego para o horário de maior fluxo. Foram realizadas 7 simulações de cenários e identificados os que apresentaram redução e consequentemente melhora quando analisado o staytime (tempo médio dos veículos no trajeto) e uma equidade quando comparado o average wip (quantidade média de veículos no trajeto), redução de 13,88% e de 22,78%, respectivamente, em uma via de intenso tráfego. A simulação demonstrou que é possível melhorar o tráfego urbano no local quando a configuração de tempos de semáforos for adequadamente implementada. 

Biografia do Autor

Liane Mahlmann Kipper, Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC

Bolsista produtividade CNPq. Professora titular da Universidade de Santa Cruz do Sul. Atua na graduação e na Pós-Graduação, nos programas de: Sistemas e Processos industriais (PPGSPI); Tecnologia Ambiental (PPGTA) e Psicologia (PPGPSI-Metrado Profissional). Bolsista Produtividade do CNPq/Brasil. Pesquisa nas áreas de gestão organizacional, inovação e criatividade. Em gerenciamento de processos, nos seguintes temas: melhoria de processos, sistemas enxutos: indústria 4.0, inovação, criatividade, desenvolvimento de produtos e proteção do conhecimento; com foco em tecnologias para otimização e melhoria de processos organizacionais. Tem mais de 20 publicações sobre indústria 4.0 e suas tecnologias. Desde 2023 editora da Revista Produção Online.ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4147-892X Outras IDsResearcherID: F-8937-2013Scopus Author

Barbara Ruanna Loebens Garcia, Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de Caxias do Sul (2020) e atualmente é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI) pela Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC.

André Luiz dos Santos, Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI) pela Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC

Jusicleiton Santos Pereira, Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI) pela Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC.

Júlio César Padilha Kaufmann, Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC

Graduaado em Engenharia de Produção da pela Universidade de Caxias do Sul-UCS

João Carlos Furtado, Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC

Graduado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM (1991). Mestre (1995) e doutor (1998) em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE.  Atualmente é Professor Adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul. É professor nos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Licenciatura em Computação e no Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais - PPGSPI. É orientador de trabalhos de iniciação científica e alunos de Pós-Graduação. Foi chefe do Departamento de Informática - UNISC e coordenador do PPGSPI - UNISC. Avaliador e revisor de periódicos nacionais e internacionais. Tem pesquisado métodos de otimização na resolução de problemas industriais e organizacionais. Tem pesquisado soluções na combinação de conhecimentos das engenharias, negócios e computação, tais como: simulação, inteligência artificial, pesquisa operacional, entre outros.

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Publicado

2024-07-27