PROPOSTA PARA MONITORAMENTO DE COMPETÊNCIAS E SELEÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PARA CURSOS SUPERIORES E TÉCNICOS POR ANÁLISE MULTICRITÉRIOS, UTILIZANDO O MÉTODO FUZZY TOPSIS

Autores

  • Francisco José Martins Fatec Taquaritinga

Resumo

Diante das novas tecnologias e cenários de atuação para as empresas cada vez mais dinâmicos e globalizados, de alta competitividade na oferta de produtos e serviços, com inovações cada vez mais rápidas e necessárias para o crescimento e sobrevivência nos negócios, há o reflexo no mercado de trabalho tornando-o também mais exigente quanto às competências dos novos profissionais e o aprimoramento constante dos atuais, assim como a formação escolar preparatória dos estudantes, os modelos de ensino-aprendizagem e as avaliações de desempenho individual. O presente estudo tem o objetivo geral de aplicar o método de análise multicritérios Fuzzy-TOPSIS (Techinique for Order of Preference by Similarity to Ideal Solution) em uma situação de seleção de alunos do ensino médio numa instituição educacional, para a sequência em cursos superiores e técnicos na mesma instituição, associando o perfil do aluno em relação aos cursos em três áreas de carreiras: Exatas, Humanas e Biológicas. Para isso, considerou-se a avaliação dos alunos com base nos respectivos históricos escolares de desempenho trabalhados e avaliados nas competências descritas na Teoria do CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude). Dentre os diversos métodos de análise multicritérios aplicáveis para a tomada de decisões, o método Fuzzy-TOPSIS foi escolhido por possibilitar avaliar os pesos dos critérios e as pontuações dos alunos de acordo com os julgamentos linguísticos de especialistas e professores, além de possibilitar o uso de uma quantidade não limitada de critérios e de alternativas de alunos. Uma aplicação ilustrativa foi desenvolvida com base numa amostra de alunos e respectivas avaliações, onde verificou-se a viabilidade de uso do método, com devidos estudos complementares e possíveis ajustes de refinamento nos critérios e pesos, promovendo as competências dos alunos e o direcionamento de carreiras alinhadas com o preparo e aptidões dos mesmos, tornando de forma mais assertiva não somente o processo de seleção, mas o rendimento nos cursos superiores e técnicos e a oferta dos futuros profissionais no mercado, alinhado com a realização e expectativas dos alunos e empresas.

Biografia do Autor

Francisco José Martins, Fatec Taquaritinga

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

EDUCAÇÃO

Referências

ARPACI, I. Antecedents and consequences of cloud computing adoption in education to achieve Knowledge Management. Computers in Human Behavior, v. 70, May, p. 382-390, 2017.

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.

CHEN, C. T. Extensions of the TOPSIS for group decisionmaking under fuzzy environment. Fuzzy Sets and Systems, v. 114, n. 1, p. 1-9, 2000. http://dx.doi. org/10.1016/S0165-0114(97)00377-1

DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.

EPETIMEHIN, F. M.; EKUNDAYO, O. Organisational Knowledge Management: survival strategy for Nigeria insurance industry. Interdisciplinary Review of Economics and Management, v. 1, n. 2, p. 9-15, 2011.

KADRY, S.; SAFIEDDINE, F. Cooperative active learning methodology in Mathematics. In: International Conference on Education and New Learning Technologies, 8., Barcelona, 2016.

LIMA JÚNIOR, F.R.; OSIRO, L.; CARPINETTI, L. C. R. A comparison between Fuzzy AHP and Fuzzy TOPSIS methods to supplier selection. Applied Soft Computing, v. 21, p. 194-209, 2014.

LIMA JÚNIOR, F.R.; CARPINETTI, L. C. R. Uma comparação entre os métodos TOPSIS e Fuzzy TOPSIS no apoio à tomada de decisão multicritério para seleção de fornecedores GP 2015

MARINHO-ARAUJO, C.M., ALMEIDA L.S., Abordagem de competências, desenvolvimento humano e educação superior, Psicologia: Teoria e Pesquisa, Vol. 32 n. esp., pp. 1-10, 2016.

MORAN, J. M. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Revista Diálogo Educacional, v. 4, n. 12, p. 13-21, 2004.

PINTO, S. et al. O Laboratório de Metodologias Inovadoras e sua pesquisa sobre o uso de metodologias ativas pelos cursos de licenciatura do UNISAL, Lorena: estendendo o conhecimento para além da sala de aula. Revista de Ciências da Educação, v. 2, n. 29, p. 67-79, 2013.

SHIH, W. L.; TSAI, C. Y. The effects of Knowledge Management capabilities on perceived school effectiveness in career and technical education. Journal of Knowledge Management, v. 20, n. 6, p. 1373-1392, 2016.

Downloads

Publicado

2020-05-07