PROPOSTA PARA MONITORAMENTO DE COMPETÊNCIAS E SELEÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PARA CURSOS SUPERIORES E TÉCNICOS POR ANÁLISE MULTICRITÉRIOS, UTILIZANDO O MÉTODO FUZZY TOPSIS
Resumo
Diante das novas tecnologias e cenários de atuação para as empresas cada vez mais dinâmicos e globalizados, de alta competitividade na oferta de produtos e serviços, com inovações cada vez mais rápidas e necessárias para o crescimento e sobrevivência nos negócios, há o reflexo no mercado de trabalho tornando-o também mais exigente quanto às competências dos novos profissionais e o aprimoramento constante dos atuais, assim como a formação escolar preparatória dos estudantes, os modelos de ensino-aprendizagem e as avaliações de desempenho individual. O presente estudo tem o objetivo geral de aplicar o método de análise multicritérios Fuzzy-TOPSIS (Techinique for Order of Preference by Similarity to Ideal Solution) em uma situação de seleção de alunos do ensino médio numa instituição educacional, para a sequência em cursos superiores e técnicos na mesma instituição, associando o perfil do aluno em relação aos cursos em três áreas de carreiras: Exatas, Humanas e Biológicas. Para isso, considerou-se a avaliação dos alunos com base nos respectivos históricos escolares de desempenho trabalhados e avaliados nas competências descritas na Teoria do CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude). Dentre os diversos métodos de análise multicritérios aplicáveis para a tomada de decisões, o método Fuzzy-TOPSIS foi escolhido por possibilitar avaliar os pesos dos critérios e as pontuações dos alunos de acordo com os julgamentos linguísticos de especialistas e professores, além de possibilitar o uso de uma quantidade não limitada de critérios e de alternativas de alunos. Uma aplicação ilustrativa foi desenvolvida com base numa amostra de alunos e respectivas avaliações, onde verificou-se a viabilidade de uso do método, com devidos estudos complementares e possíveis ajustes de refinamento nos critérios e pesos, promovendo as competências dos alunos e o direcionamento de carreiras alinhadas com o preparo e aptidões dos mesmos, tornando de forma mais assertiva não somente o processo de seleção, mas o rendimento nos cursos superiores e técnicos e a oferta dos futuros profissionais no mercado, alinhado com a realização e expectativas dos alunos e empresas.Referências
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