ARQUITETURA DE DISPOSITIVOS INTELIGENTES PARA LABORATÓRIOS REMOTOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

  • Marcos Henrique de Morais Golinelli Instituto Federal Catarinense - IFC
  • Juarez Bento da Silva Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC
  • Olga Yevseyeva Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC

Resumo

s laboratórios auxiliam no processo de ensino aprendizagem, sendo que os laboratórios remotos permite que alunos acessem experimentos reais a distância. Não existindo uma padronização na comunicação entre os experimentos e os dispositivos clientes, este trabalho tem como objetivo investigar publicações que abordam a padronização da comunicação dos laboratórios e a utilização da arquitetura dos dispositivos inteligentes. Através de uma revisão sistemática foram selecionados oito publicações alinhadas ao tema proposto para análise que resultaram na constatação da tendência de padronização, partindo da sugestão de padronização à criação do grupo de trabalho IEEE1876 e a aplicação do conceito da arquitetura dos dispositivos inteligentes em novos sistemas de laboratórios remotos.


Biografia do Autor

Marcos Henrique de Morais Golinelli, Instituto Federal Catarinense - IFC

Tecnólogo em Segurança da Informação pela Faculdade de Tecnologia de Ourinhos-FATEC (2010), especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior (EAD) pelo Centro Universitário Internacional Uninter, UNINTER, (2012), especialista em Redes de Computadores: Projeto e Implementação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR campus Cornélio Procópio (2014), mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC campus Araranguá (2018), atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Catarinense - IFC Campus Avançado de Sombrio atuando principalmente no curso superior de Tecnologia em Redes de Computadores.

Juarez Bento da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC

Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina onde atua como docente nos cursos de graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação e também no Programa de Pós-Graduação em TIC. Tem experiência nas áreas de Computação e TIC, com ênfase em Hardware, atuando principalmente nos seguintes temas: experimentação remota, e-learning, mre-learning, m-learning, mundos virtuais 3D, ambientes virtuais de ensino-aprendizagem, embedded servers e integração de tecnologias em disciplinas da Educação Básica na rede pública de ensino. Está vinculado aos grupos de pesquisas: Laboratório de Experimentação Remota (RExLab) e Grupo de Pesquisa Tecnologia, Gestão e Inovação (Texto informado pelo autor)


Olga Yevseyeva, Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC

Possui graduação em Ciência de Computação pela Universidade Estatal de Economia de Kharkiv (2002), mestrado (2005) e doutorado (2009) em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Modelagem, atuando principalmente nos seguintes temas: simulações Monte Carlo, transporte de partículas, tomografia computadorizada com prótons, e código GEANT4. Faz parte do Grupo de Pesquisa Computação Científica.

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Publicado

2018-12-14