CARACTERÍSTICAS DA CAMADA LIMITE SUPERFICIAL EM RIO GRANDE, NO DIA 26 DE MAIO DE 2014, SEGUNDO A TEORIA DE SIMILARIDADE DE MONIN E OBUKHOV

Autores

  • Mariely Rodrigues Anger Universidade Federal do Rio Grande - FURG,
  • Nísia Krusche Universidade Federal do Rio Grande - FURG,

Resumo

O município de Rio Grande, localizado no sul do estado do Rio Grande do Sul, está em crescente desenvolvimento industrial, o que leva a uma preocupação com os impactos ambientais ocasionados pelas atividades destas indústrias. Caracterizar a estrutura da turbulência próxima da superfície terrestre é fundamental para obter uma descrição mais realista da sua dinâmica e, assim, compreender e modelar fenômenos como a dispersão de poluentes.  Desta forma, o objetivo deste trabalho é verificar a validade da Teoria de Similaridade de Monin e Obukhov no município de Rio Grande. Esta é uma teoria que aplica escalas de similaridade para a caracterização da atmosfera próxima a superfície, com base na hipótese dos fluxos superficiais serem aproximadamente constantes nesta região. Foram utilizados dados de turbulência medidos em dois níveis, 20 e 28 metros de altura. Estimou-se a intensidade da turbulência, a energia cinética turbulenta, fluxos verticais turbulentos, escalas de comprimento, temperatura e velocidade e o parâmetro de estabilidade proposto pela Teoria de Similaridade de Monin e Obukhov. Analisando os resultados verificou-se que esta teoria apresenta resultados parcialmente satisfatórios para o período estável, o que não ocorre no período instável. Pretende-se estender esta análise para um conjunto maior de observações, o que pode contribuir para uma aplicação mais precisa da teoria.

Biografia do Autor

Mariely Rodrigues Anger, Universidade Federal do Rio Grande - FURG,

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Nísia Krusche, Universidade Federal do Rio Grande - FURG,

Professora do Centro de Ciências Computacionais, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Referências

BERKOWICZ, R., PRAHM, L. P. Spectral representation of the vertical structure of turbulence in the convective boundary layer. Quart. J. Roy. Meteorol. Soc., 1984.

KAIMAL, J. C.,FINNIGAN, J. J. Atmospheric Boundary Layer Flows: Their Structure and Measurement. Oxford University Press, New York, 1994.

SILVA, F. A. Características Espectrais e Similaridade na Camada Limite Superficial sobre Floresta Manejada: Flona Tapajós km 83. 71 p. Dissertação de Mestrado em Recursos Naturais da Amazônia, Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, PA, 2014.

SORBJAN, Z., An examination of local similarity theory in the stably stratified boundary layer. Bound. -Layer Meteor. ,vol. 38, pp. 63-71,1987.

STULL, R.B. An Introduction to Boundary Layer Meteorology. Kluwer Academic., 1988.

VICKERS, D., MAHRT, L. Quality Control and Flux Sampling Problems for Tower and Aircraft Data. J. Atmos. Oceanic Technol., vol. 14, pp. 512–526., 1997.

Downloads

Publicado

2017-07-21