publicado por matheus em 2019-01-04

1. "Sou Agro", um movimento de iniciativa de empresas do agronegócio

Conheça o novo portal com notícias variadas do setor do agronegócio e inscreva-se para receber a newsletter . Veja mais no site Sou Agro.

2. O talento do profissional do agronegócio em evidência

Conheça alguns dos novos profissionais do agronegócio e suas histórias de sucesso, em matéria do Dinheiro Rural.

3. Cargill compra uma das maiores empresas do setor de nutrição animal

A empresa líder global no agronegócio compra a Provimi, que faturou 1,6 bilhão de euros em 2010, segundo informações da reportagem do site do Valor Econômico.

4. Usina de Belo Monte: alunos da Unicamp parodiam atores da Rede Globo

Depois de atores globais fazerem vídeo com manifesto contra a usina hidrelétrica de Belo Monte, agora é a vez de alunos de engenharia civil e economia defenderem a construção da usina. Veja o vídeo e mais informações no site da Folha de São Paulo.

5. Mato Grosso esmaga soja em vez de exportar o grão

Saiba mais sobre a lenta, mas gradual, mudança no perfil desse Estado no sentido de agregar maior valor à oleaginosa, em matéria da Agência Estado no site do Portal do Agronegócio.

6. Expansão do consumo de frango estimula a sua produção

Veja como o aumento do consumo de frango tem levado à expansão da sua produção, principalmente sob o sistema de integração. Veja reportagem e vídeo no site do Globo.com.

7. O potencial da China

Saiba mais sobre o potencial e riscos da China em artigo no blog de Glauber Silveira, presidente da Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso, no site Rural BR.

8. Cacau, trabalho infantil e Nestlé

A gigante suíça, maior grupo de alimentos do planeta, irá investigar denúncias de trabalho infantil na cadeia produtiva do cacau, uma importante matéria-prima utilizada em suas fábricas. Veja nota e vídeo no site da Folha de São Paulo.

9. A logística argentina dá um show

Veja características da infraestrutura argentina para a exportação de soja e outros elementos da sua produção comparados com a produção de soja no Estado de Mato Grosso, em reportagem do jornal Diário de Cuiabá republicado no site da ABAG.

10. Holanda quer exportar lácteos para o Brasil

País europeu envia seu ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a fim de conseguir a abertura do Brasil aos produtos lácteos holandeses, segundo reportagem no site Agrolink.

Palestra do NEGEA sobre Gestão Ambiental no setor sucroalcooleiro

Foi realizada em 19 de novembro, nas dependências da Fatec Ourinhos, uma palestra com Michelle Simões de Almeida. A palestrante é bióloga, com especialização em gestão ambiental e é aluna do terceiro ciclo do curso de Tecnologia em Agronegócio da Fatec Ourinhos. Ela trabalha no setor de gestão ambiental da usina Comanche, no município de Canitar. A palestra foi bastante interessante, com informações úteis e práticas, prendendo a atenção dos alunos mesmo num sábado à tarde. Cerca de 40 alunos do primeiro e segundo ciclos noturnos acompanharam a exposição, que durou cerca de 1 hora e 15 minutos.