DESCRIÇÃO
- Coordenação: Tarcísio Mauro Rosseto de Castro - tarcisio.castro@fatecourinhos.edu.br
- Duração do curso: 3 anos
- Vagas semestrais: 40 (Matutino) e 40 (Noturno)
PERFIL PROFISSIONAL
O tecnologo em agronegócio é o profissional que viabiliza soluções tecnológicas competitivas para o desenvolvimento de negócios na agropecuária a partir do domínio dos processos de gestão e das cadeias produtivas do setor. Prospecção de novos mercados, análise de viabilidade econômica, identificação de alternativas de captação de recursos, beneficiamento, logística e comercialização são atividades gerenciadas por esse profissional. O profissional do agronegócio está atento às novas tecnologias do setor rural, à qualidade e produtividade do negócio, definindo investimentos, insumos e serviços, visando à otimização da produção e o uso racional dos recursos.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
- Empresas e organizações do Agronegócio bem como instituições de ensino e pesquisa.
COMPETÊNCIAS
- Capacidade para executar intervenção direta ou indireta nos processos do agronegócio, assim como, controlar e avaliar as múltiplas variáveis encontradas neste segmento produtivo.
- Aplicar tecnologias e conhecimentos sobre produção vegetal e animal; cadeias agroindustriais; planejamento estratégico; análise e controle de custos de produção; marketing; finanças; gestão da qualidade; políticas agrícolas nacionais e internacionais; organização empresarial; macro e microeconomia; planejamento e controle da produção; gestão de recursos humanos; empreendedorismo; legislação; análise de investimentos; logística; gestão ambiental; tecnologia da informação; administração de estoques; contabilidade; comércio internacional; procedimentos de exportação; políticas agrícolas e desenvolvimento de produtos.